Dia Mundial da Asma

Dia Mundial da Asma

Prezado Associado, um breve resumo nesse dia 03/05/2017 o dia mundial da Asma.

O Dia Mundial da Asma foi criado para trazer mais divulgação e conhecimento a respeito dessa condição e para melhorar o seu tratamento. Por ocasião dessa importante data, a SPTDT traz algumas informações sobre o tema.

A asma é uma doença respiratória crônica, que causa inflamação nas vias aéreas e afeta pessoas de todas as idades.

A maioria dos casos começa na infância, com mais da metade dos pacientes podendo apresentar melhora na adolescência. No entanto, os sintomas voltam a se manifestar na idade adulta em um terço dos casos.

È de difícil prevenção e o risco de desenvolvê-la está associado a interação de fatores genéticos e ambientais, como exposição a alérgenos ou poluentes.

Os sintomas mais comuns são tosse, sibilos(chiado), falta de ar e opressão torácica, que ocorrem principalmente de noite e no começo da manhã e podem variar de intensidade, de sintomas leves até crises que necessitam de hospitalização.

Em geral, os sintomas pioram com infecções respiratórias e ocorrem com maior frequência no inverno. Nos pacientes que tem alergias, os fatores de piora podem ser os ácaros domésticos. Sugere-se evitar o cigarro bem como o tabagismo passivo para evitar piora do quadro clínico

 

A piora dos sintomas relacionada à exposição no local de trabalho sugere asma ocupacional. O afastamento do profissional do ambiente laboral a que está submetido é obrigatório para a redução dos sintomas.

Outros “gatilhos” para as crises respiratórias são a realização de atividade física no frio e a poluição relacionada ao tráfego de veículos

Estima-se que no mundo existam mais de 300 milhões de pessoas diagnosticadas com Asma e, no Brasil, as estatísticas revelam que quase 20 milhões de pessoas de todas as idades e etnias tenham a mesma condição.

Na maior parte dos casos não há cura, mas o controle adequado dos sintomas se dá com o uso de medicações bastante seguras, que deve ser de uso regular e diário. Consultas regulares com especialistas são de fundamental importância na atenção ao paciente com asma.

“A asma mata ao menos 3 pessoas todos os dias. A mudança está em nossas mãos”.

Maiores informações:http://www.ginanobrasil.org.br/2015/10/06/slides-kit-gina-traduzido-portugues-brasil/

Texto escrito pelo Dr. Áquila Carneiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *